O reflexo da Sustentabilidade na Sociedade.

A sociedade atualmente adora o consumismo exagerado em todas as camadas sociais. Desde crianças, as pessoas aprendem cada vez mais, e aos poucos a consciência ecológica é perdida e a natureza vai sendo devastada cada vez mais. Em boa parte das escolas e dos lugares em que frequentamos, a maioria das práticas para garantir uma conscientização sobre o meio ambiente resume-se a uma semana especial de apresentação de trabalhos, que, depois do seu término, é desperdiçada, apenas trata-se de um ''evento especial'', e não de práticas diárias. Os seres humanos vem acabando com a natureza a cada dia, fazendo com quem nosso Planeta Terra fique cada vez mais escasso de recursos naturais, devastando as florestas, matando os animais e fazendo com que eles fiquem extintos. Se parte da sociedade parasse para pensar, o mundo estaria muito melhor e mais conscientizado. Nós precisamos de uma vez por todas parar com todos os tipos de destruição, porque a cada dia que passa o mundo vai ficando pior quem colhe os resultados negativos são os próprios seres humanos, que habitam essa Terra.
O  consumo sustentável surgiu nos últimos anos para auxiliar nesse ponto. Tomando como a base os métodos incentivados pela sustentabilidade, o consumo sustentável visa a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas possam economizar em gastos de qualquer natureza, ajudando na preservação do planeta. As iniciativas voltadas para a sustentabilidade surgiu devido à necessidade de lutar contra ações que ameaçam a natureza e seu ecossistema, bem como garantir a existência de água pura, solos férteis e de plantas e animais de qualquer espécime. Através de hábitos simples, é possível usar os recursos naturais de forma inteligente. Alguns métodos utilizados hoje promovem a exploração controlada de recursos florestais e do replantio das árvores derrubadas, criação de Zonas de Proteção Ambiental etc. O uso de energia limpa e renovável (como eólica, solar, geotérmica e hidráulica) também é importante, já que evita o consumo excessivo de combustíveis fósseis e diminui a emissão de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aquecimento do planeta através do fenômeno conhecido como efeito estufa.
Atualmente, existe grupos de pessoas que lutam para a conscientização do meio ambiente, esse grupo de pessoas fazem projetos para que as pessoas não destruam a natureza, eles reciclam produtos e embalagens que é cada vez mais usado e procurado por empresas privadas. O objetivo desse projeto da reciclagem, é de objetivar a separação do lixo por material de fabricação e reutilizá-los. Dessa forma, reaproveita-se um material específico (como o papel, o plástico, etc), reduz-se a quantidade de lixos jogados no solo e também da retirada de recursos minerais, causando assim um ótimo impacto para o meio ambiente para todos que habitam. Outro exemplo que esse grupo ajudam, é em relação ao consumo e desperdício da água, além de realizar a proteção dos recursos hídricos e despoluição de lagos, rios, lagoas e mares.




''A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.'' 


- Nagib Anderáos Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário